O QUE É AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (VALUATION)?

A avaliação de empresas é uma ferramenta fundamental de assessoria de avaliação que avalia uma empresa ou um ativo gerador de caixa. Essa ferramenta é utilizada por todo empresário, gerente, diretor e demais líderes para medir o valor de uma empresa

Somos uma consultoria especializada em avaliação de empresas (valuation) e atendemos na cidade Brasília

As principais aplicações de um valuation são (para que serve o valuation):

 

O QUE SIGNIFICA VALUATION DE EMPRESAS?

O valuation significa uma estimativa do valor de algo, especialmente realizada por um avaliador profissional.

 

CONCEITO DE VALUATION

Então, o que é valuation? O valuation é um processo de se estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando modelo qualitativo e quantitativo e metodologia consagrada.

O valor da empresa ou ativo leva em consideração a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, situação econômica, Globalização, etc.), que afetam o crescimento futuro estimado das receitas, custos e despesas dentro de um determinado período de tempo e o valor presente dos benefícios futuros esperados (mesmo que ainda incertos) da empresa, descontados a uma taxa que reflete o risco (capital próprio e emprestado) e o retorno esperado sobre esses fluxos de caixa. Com este conceito podemos entender a avaliação de uma empresa.

O fluxo de caixa descontado é um dos métodos mais utilizados em todo mundo, por considerar todos os aspectos do negócio, além dos ativos tangíveis, também os intangíveis, sobretudo outros métodos de avaliação também podem ser aplicados de acordo com as necessidades das Operações.

A avaliação de empresas, quando realizada pelo método do fluxo de caixa descontado, compreende cinco aspectos básicos que são analisados ​​e dão suporte como um diagnóstico, incluindo o fornecimento de possíveis planos de ação para aumentar o valor da empresa através do aprimoramento destes pilares: o que é operacional lucro, atenção ao mercado em que é utilizado, suas perspectivas e se o seu desempenho? rastreia as mudanças, as perspectivas de ganhos futuros relacionados ao crescimento orgânico, a necessidade de investir em novos ativos e a necessidade de capital de giro e o risco do negócio

PRINCIPAIS MÉTODOS VALUATION (MÉTODOS DE AVALIAÇÃO):

O VALUATION FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (valuation como calcular)

O método vem da sigla FOCF (do inglês, Free Operating Cash Flow). A essência deste método está na análise da capacidade de geração futura de caixa da empresa com base em seu futuro (pressupostos), suas informações históricas (fatos relevantes), seus lucros futuros, necessidade de investimentos em ativos + capital da giro e o risco exigido do negócio (custo de oportunidade). As principais características deste método são:

 

O QUE É VALUATION E COMO CALCULAR?

o que é e como calcular o valuation

 

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COMO FUNCIONA O VALUATION DE UMA EMPRESA

como-funciona-o-valuation-de-uma-empresa

 

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM VALUATION

 

O QUE É VALUATION DE STARTUP? QUANTO VALE UMA STARTUP? COMO CALCULAR O VALUATION DE STARTUP?

O VALUATION DE STARTUP é a capacidade futura de valorização do ativo e geração de caixa, por isso antes de falar em valuation de startup vale ressaltar que a captação de recurso para uma startup é um meio e não um fim, ou seja, a startup não nasce para captar recurso financeiro e sim para ter uma boa solução inovadora que funcione e resolva um problema, ter clientes que utilizam e pagam pela utilização e ser escalável, se a startup cumpre bem esses requisitos terá sucesso, um valuation bom e o investimento será consequência. Saiba mais

Para elaborar o valuation de uma startup, o mercado é soberano, é o mercado que sempre irá definir a regra e mudá-la. Quando falamos de mercado podemos considerar 3 principais tipos de investidores que analisam e investem, os iniciais anjos, os venture capital e os corporate venture capital, são esses investidores de startups que irão validar se o valuation da startup está coerente e o valor calculado valida o investimento.

Existem diversos métodos para avaliar uma startup, segue abaixo os 4 principais métodos de avaliação de startup que irão cobrir a maioria dos casos de necessidade de valuation de startup:

O primeiro método é denominado qualitativo e existem algumas marcas reconhecidas deste tipo de método, como o método berkus®. O método qualitativo é adequado para startups em estágios iniciais e não cria previsões financeiras, mas considera importantes características intangíveis que preveem o futuro sucesso ou fracasso da startup. Os grupos de características mais importantes para uma avaliação qualitativa são:

 

Ideia/Produto/Solução – Quanto a ideia é inovadora? Qual é o risco do produto? Ela é global? Entre outras

Negócio/Protótipo – existe o MVP (minimum viable product)? Quantos usuários ativos? Já fatura?

Equipe/Time – já teve outra startup? Já teve saída em outra startup? Possui pessoas? Qual perfil? Dedicação full time?

Mercado/Relações Estratégicas – Qual tamanho R$ do mercado total?  Qual a margem? Qual é a relação LTV (Life Time Value) por CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? Etc

Estrutura – Já recebeu investimento? Possui reserva de caixa? Possui registros financeiro fidedignos? Atingiu ponto de equilíbrio?

A partir da identificação das características de maneira ponderada, cria-se um score que atribui valor financeiro a cada grupo, onde o valuation da startup poderá valer de R$0 até R$10 milhões.

 

O segunda método é o comparativo de mercado: O valuation startup comparativo de mercado faz a valoração da startup com base em fatos de investimentos históricos no mercado com características semelhantes tem a startup que está sendo avaliada, ou seja, considerando o grau de complexidade em investir em uma startup, os investidores que estão dispostos a fazer o investimento analisam o momento do mercado, semelhança de equipe, semelhança de tecnologia, etc com base em outros investimentos já realizados.

Alguns dos principais pontos de comparação são:

 

 Neste, consideramos uma startup que já possui um investimento com características semelhantes às do start-up a ser avaliado e pesamos as diferenças para chegar a uma avaliação de startup.

O terceiro método é o de múltiplos – o investidor faz um cálculo com base em seus investimentos anteriores e propõe um fator multiplicador, por exemplo valuation de startup por múltiplo de receita recorrente mensal.

O quarto método é a avaliação por fluxo de caixa descontado – é o método de avaliação mais completo porque sua composição contém o maior número possível de variáveis ​​possíveis que afetam a avaliação. O método é derivado da abreviatura FOCF (do inglês, Free Operating Cash Flow). A essência desse método está em analisar a capacidade futura de geração de caixa da empresa com base em seu futuro (premissas), informações históricas (fatos relevantes), lucros futuros, necessidades de investimento em ativos, necessidades de capital de giro e o risco de negócio exigido (custo de oportunidade). As previsões de fluxo são baseadas em um período explícito (que leva em consideração os anos em que o crescimento das vendas é pronunciado) e um período eterno (o período de crescimento orgânico seria [+ infinito]).

 Este método só será recomendado para startups em níveis mais avançados que já tenham vendas e uma margem histórica razoável, CAC, LTV, etc.

Precisa de um apoio com sua startup? Estamos aqui para te assessorar.

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