O QUE É AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (VALUATION)?
A avaliação de empresas é uma ferramenta fundamental de assessoria de avaliação que avalia uma empresa ou um ativo gerador de caixa. Essa ferramenta é utilizada por todo empresário, gerente, diretor e demais líderes para medir o valor de uma empresa
Somos uma consultoria especializada em avaliação de empresas (valuation) e atendemos na cidade Brasília
As principais aplicações de um valuation são (para que serve o valuation):
- Análise de Viabilidade financeira econômica;
- Combinações de Negócios – Fusão, Aquisição, , entre outros – Valuation e M&A
- Avaliação para Joint Ventures
- Compra e venda de empresas
- Avaliação de startup (valuation startup)
- Saída de sócios
- Indicador (KPI) de gestão
- Dissolução Societária
- Apuração de Haveres
- Laudo PPA (Purchase Price Allocation)
- Gestão baseada em valor
- Cisão de empresas
O QUE SIGNIFICA VALUATION DE EMPRESAS?
O valuation significa uma estimativa do valor de algo, especialmente realizada por um avaliador profissional.
CONCEITO DE VALUATION
Então, o que é valuation? O valuation é um processo de se estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando modelo qualitativo e quantitativo e metodologia consagrada.
O valor da empresa ou ativo leva em consideração a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, situação econômica, Globalização, etc.), que afetam o crescimento futuro estimado das receitas, custos e despesas dentro de um determinado período de tempo e o valor presente dos benefícios futuros esperados (mesmo que ainda incertos) da empresa, descontados a uma taxa que reflete o risco (capital próprio e emprestado) e o retorno esperado sobre esses fluxos de caixa. Com este conceito podemos entender a avaliação de uma empresa.
O fluxo de caixa descontado é um dos métodos mais utilizados em todo mundo, por considerar todos os aspectos do negócio, além dos ativos tangíveis, também os intangíveis, sobretudo outros métodos de avaliação também podem ser aplicados de acordo com as necessidades das Operações.
A avaliação de empresas, quando realizada pelo método do fluxo de caixa descontado, compreende cinco aspectos básicos que são analisados e dão suporte como um diagnóstico, incluindo o fornecimento de possíveis planos de ação para aumentar o valor da empresa através do aprimoramento destes pilares: o que é operacional lucro, atenção ao mercado em que é utilizado, suas perspectivas e se o seu desempenho? rastreia as mudanças, as perspectivas de ganhos futuros relacionados ao crescimento orgânico, a necessidade de investir em novos ativos e a necessidade de capital de giro e o risco do negócio
PRINCIPAIS MÉTODOS VALUATION (MÉTODOS DE AVALIAÇÃO):
- Avaliação por Balanço de Determinação – utilização recorrente em apuração de haveres, por força de vigência no contrato social ou previsão legal.
- Avaliação por Liquidação – normalmente utilizado quando a empresa não possui perspectivas futuras de lucros operacionais ou até por estar próximo de um encerramento das operações.
- Valuation Múltiplo – método comparativo que utiliza-se de indicador de performance comparando o valuation de uma Empresa, com operações realizadas. Os principais múltiplos utilizados são:
- Valuation EBITDA múltiplo: onde multiplica-se o valor do EBITDA por um fator de multiplicação;
- Valuation Receita múltiplo: onde multiplica-se o valor da receita por um fator de multiplicação;
- Valuation MRR (“Monthly Recurring Revenue” em tradução “receita recorrente mensal”) múltiplo: onde multiplica-se o valor da receita recorrente por um fator de multiplicação;
- Valuation Berkus – método desenvolvido pelo Prof. Dave Berkus que se aplica em startups em fase inicial (early stage).
- Valuation Comparativo Startups – método que se baseia em rodadas de Investimentos recentes em startups comparando a startup que será avaliada.
- Valuation Mercado – com base no preço das ações das empresas de capital aberto e suas quantidades de ações.
O VALUATION FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (valuation como calcular)
O método vem da sigla FOCF (do inglês, Free Operating Cash Flow). A essência deste método está na análise da capacidade de geração futura de caixa da empresa com base em seu futuro (pressupostos), suas informações históricas (fatos relevantes), seus lucros futuros, necessidade de investimentos em ativos + capital da giro e o risco exigido do negócio (custo de oportunidade). As principais características deste método são:
- A avaliação é processada com base nos fluxos de caixa operacionais;
- As projeções de fluxos são baseadas em período explícito (que leva em consideração os anos que o crescimento das receitas são expressivas) e um período de eternidade (que seria o período de crescimento orgânico [+infinito]);
- O risco é incluído na avaliação econômica de investimento tendo em consideração uma Taxa de Desconto;
- O valor presente do ativo é baseado em um desconto adequado na remuneração dos proprietários de capital (terceiros e acionistas).
O QUE É VALUATION E COMO CALCULAR?
Se você está procurando uma consultoria especializada em valuation na cidade de Brasília
COMO FUNCIONA O VALUATION DE UMA EMPRESA
PRINCIPAIS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM VALUATION
- Ir além da análise financeira (de finanças e contabilidade).
- Exigir conhecimento do mercado e do setor onde a empresa atua.
- Exigir conhecimento operacional.
- Considerar uma perspectiva estratégica.
- Controlar o nível de subjetividade.
O QUE É VALUATION DE STARTUP? QUANTO VALE UMA STARTUP? COMO CALCULAR O VALUATION DE STARTUP?
O VALUATION DE STARTUP é a capacidade futura de valorização do ativo e geração de caixa, por isso antes de falar em valuation de startup vale ressaltar que a captação de recurso para uma startup é um meio e não um fim, ou seja, a startup não nasce para captar recurso financeiro e sim para ter uma boa solução inovadora que funcione e resolva um problema, ter clientes que utilizam e pagam pela utilização e ser escalável, se a startup cumpre bem esses requisitos terá sucesso, um valuation bom e o investimento será consequência. Saiba mais
Para elaborar o valuation de uma startup, o mercado é soberano, é o mercado que sempre irá definir a regra e mudá-la. Quando falamos de mercado podemos considerar 3 principais tipos de investidores que analisam e investem, os iniciais anjos, os venture capital e os corporate venture capital, são esses investidores de startups que irão validar se o valuation da startup está coerente e o valor calculado valida o investimento.
Existem diversos métodos para avaliar uma startup, segue abaixo os 4 principais métodos de avaliação de startup que irão cobrir a maioria dos casos de necessidade de valuation de startup:
O primeiro método é denominado qualitativo e existem algumas marcas reconhecidas deste tipo de método, como o método berkus®. O método qualitativo é adequado para startups em estágios iniciais e não cria previsões financeiras, mas considera importantes características intangíveis que preveem o futuro sucesso ou fracasso da startup. Os grupos de características mais importantes para uma avaliação qualitativa são:
Ideia/Produto/Solução – Quanto a ideia é inovadora? Qual é o risco do produto? Ela é global? Entre outras
Negócio/Protótipo – existe o MVP (minimum viable product)? Quantos usuários ativos? Já fatura?
Equipe/Time – já teve outra startup? Já teve saída em outra startup? Possui pessoas? Qual perfil? Dedicação full time?
Mercado/Relações Estratégicas – Qual tamanho R$ do mercado total? Qual a margem? Qual é a relação LTV (Life Time Value) por CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? Etc
Estrutura – Já recebeu investimento? Possui reserva de caixa? Possui registros financeiro fidedignos? Atingiu ponto de equilíbrio?
A partir da identificação das características de maneira ponderada, cria-se um score que atribui valor financeiro a cada grupo, onde o valuation da startup poderá valer de R$0 até R$10 milhões.
O segunda método é o comparativo de mercado: O valuation startup comparativo de mercado faz a valoração da startup com base em fatos de investimentos históricos no mercado com características semelhantes tem a startup que está sendo avaliada, ou seja, considerando o grau de complexidade em investir em uma startup, os investidores que estão dispostos a fazer o investimento analisam o momento do mercado, semelhança de equipe, semelhança de tecnologia, etc com base em outros investimentos já realizados.
Alguns dos principais pontos de comparação são:
- Valor último valuation da startup
- Estágio de desenvolvimento produto
- Composição / Força do Time
- B2B ou b2C
- Experiência do fundador
- Recebimento de investimentos anteriores
- Entre outras
Neste, consideramos uma startup que já possui um investimento com características semelhantes às do start-up a ser avaliado e pesamos as diferenças para chegar a uma avaliação de startup.
O terceiro método é o de múltiplos – o investidor faz um cálculo com base em seus investimentos anteriores e propõe um fator multiplicador, por exemplo valuation de startup por múltiplo de receita recorrente mensal.
O quarto método é a avaliação por fluxo de caixa descontado – é o método de avaliação mais completo porque sua composição contém o maior número possível de variáveis possíveis que afetam a avaliação. O método é derivado da abreviatura FOCF (do inglês, Free Operating Cash Flow). A essência desse método está em analisar a capacidade futura de geração de caixa da empresa com base em seu futuro (premissas), informações históricas (fatos relevantes), lucros futuros, necessidades de investimento em ativos, necessidades de capital de giro e o risco de negócio exigido (custo de oportunidade). As previsões de fluxo são baseadas em um período explícito (que leva em consideração os anos em que o crescimento das vendas é pronunciado) e um período eterno (o período de crescimento orgânico seria [+ infinito]).
Este método só será recomendado para startups em níveis mais avançados que já tenham vendas e uma margem histórica razoável, CAC, LTV, etc.
Precisa de um apoio com sua startup? Estamos aqui para te assessorar.
Acesse nosso https://startupvaluation.com.br/
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